O scanner intraoral é um dispositivo que nos permite copiar os dentes e gengiva do paciente, que é projetado em uma tela do computador, para que seja tudo visualizado em 3D. Normalmente, este procedimento é realizado antes do paciente iniciar um tratamento, em que há a necessidade dos registros de sua boca.
Com o scanner intraoral também é possível simplificar técnicas de diferentes especialidades da Odontologia. Facilitando o tratamento do paciente, já que aumenta a precisão do diagnóstico e consequentemente minimiza erros das demais etapas.
É possível citar três grandes benefícios do uso do scanner intraoral para o paciente:
- Evita o método clássico de moldagem, o que para muitas pessoas é desconfortável, produzindo náuseas e uma sensação de sufocamento;
- Permite o envio da moldagem digital diretamente aos fabricantes, o que acaba acelerando o processo de fabricação, por exemplo de alinhadores, e o início do tratamento;
- Permite que o paciente e o profissional visualizem e analisem o resultado final do tratamento proposto.
Ou seja, o scanner intraoral oferece velocidade, eficiência, pré visualização em 3D dos preparos, armazenamento de dados e transferência dos mesmos por meio digital.
São diversas as vantagens de usar o scanner intraoral. Entre elas podemos destacar:
- Mais agilidade durante os procedimento, pois as imagens são captadas rapidamente e enviadas ao laboratório imediatamente.
- Mais conforto ao paciente, sem o incômodo de ter um material viscoso na boca.
- Precisão na captação de imagens, pois a máquina faz uma reprodução fiel da boca do paciente, capturando as cores naturais de seus dentes e gengivas.
- Excelente custo benefício, apesar do alto investimento para a aquisição de um scanner intraoral, com o tempo você pode notar uma economia no consultório, pois não precisará gastar com todos os utensílios para moldagem.
- Segurança no armazenamento de imagens de forma digital, sem o perigo de perdê-las.
- Serviço de melhor qualidade o que, consequentemente, acarreta em mais pacientes para o seu consultório.
Fonte: Empreedendor dentista